1 de novembro de 2012

Mãe Bernarda


Juquehy
 A Av. Mãe Bernarda tem lá seus 7 km de extensão, que se percorridos à pé a noite será todo o caminho  perfumado de cheiro da madressilva ou dama da noite dos jardins dos condomínios elegantes. Nós achamos uma hospedaria que aceita animais é toda iluminada com feias lâmpadas frias e aspecto simples que garante hóspedes de classe média como nós. Chegamos a tarde e saímos a pé para procurar alguma coisa pra comer,  tomamos um pouco de chuva, depois dormimos. Depois saímos de novo e andamos agora toda a extensão da avenida até a pizzaria. O cachorro acompanha tudo com total obediência e paixão, nos segue e qualquer um dos três que se afasta ele chama, avisa, reclama. O domingo amanheceu com horário novo, um sol de rachar, olhar o mar por cinco horas seguidas faz a gente melhorar mesmo que já estivesse bem, nunca estamos tão bem quanto quando estamos frente ao mar. Vários mergulhos depois os meninos saíram um pouquinho de bicicleta e logo fomos almoçar olhando o mar, peixe frito com batatas e o mar. Fomos dormir e roncar ainda com sol na janela, forte lindo de presente. Acordamos com outra luz, um filtro magenta do fim da tarde, lá no horizonte um cara pratica stand up paddle ou seja desliza  em pé numa prancha sobre as águas agora sem ondas, do mar. O cachorro é farejador, olha pro horizonte e cheira o ar em direção ao mar esticando o fucinho e olhando para nós com olhar de passarinho,  meio atônito com tanta novidade , meio grato, eu acho, pela permissão que obteve pra ficar nesse grude com a família toda de uma só vez, ele que passa a maior parte do tempo com a empregada nunca desfrutou de tanta mordomia.
Um café um sorvete e a certeza de que ainda esse ano a gente volta pra Juquei, que conheci sem asfalto sem casa alguma, onde eu tomava banho no rio que hoje faz os fundos das mansões endinheiradas dos ricos que chegaram muito depois e transformaram a nossa praia num luxo só. Não temos nada contra isso, mas demos sorte de poder de vez em quando desfrutar desse paraíso.
Chove na estrada, é noite, voltando pra casa. Essa semana com certeza será mais tranqüila, renovamos o prazo de validade da nossa energia. Pronto, São Paulo, você  pode recomeçar a consumi-la já estamos a postos.
21 de outubro de 2012



Enviado via iPhone

Nenhum comentário: