6 de novembro de 2010

para o olhar poder olhar


fotos Cris Prochaska
extraídas da Internet

Antes eu tinha mêdo de ser banal, mediocre em escrever porque estudei com quem já na época era muito bom em tudo, escrevia muito, artistas desde sempre, poetas, músicos, escritores, fotógrafos, atores, meus parâmetros são de altíssimo grau na escala Ritchter por isso embora tenha feito filosofia e sociais não tenha ficado famosa nem integrado o Meninas Futebol Club, eu sou do Equipe, formada em 78 (parabéns Niobe isto é com você), a minha safra é de "gente fina, elegante e sincera" e`as vezes ridícula, bom lembrar porque adoro a realidade de sermos todos pobres diabos todos igualmentte estropiados ainda que bárbaros, mas me dei licença para mandar ver neste blog que é minha própria editora, minha gravadora, meu studio, minha inspiração e deve ser a própria loucura da vida ou porque acabei de fazer 52 anos que a plenitude total e o bom humor ultimamente quase tem prevalecido no meu estado de espírito, coisa às vezes de maluco porque a vida é cruel mas eu ando em volta, na beira, só dou meu mergulho quando não tá frio, e meio que o tempo todo está cada vez mais claro como a luz do sol que as experiências boas e ruins, meus erros e acertos, roubadas e grandes conquistas formam colares de diversas cores que escolho com calma qual vou usar hoje, num arranjo literário ou libertário, não importa,o que importa que é só meu, exclusivo, que me deixa a vontade porque assim me sinto, hoje me dou conta de que não estou livre de nada só da culpa, do peso das coisas chatas convencionais que tem que dar certo, que são muito regradas, a minha praia é transformar matéria prima em produto acabado, sem jogar nada fora, é cara e coroa, são os dois lados de tudo o tempo todo, com tudo ao contrário, de ponta cabeça, sem nenhuma coerência, nenhum sentido e muita inquietação, graças a Deus, com todas as distorções, das péssimas às mais deliciosas, todas de pé desde sempre, preferências são legitimadas pelo tempo,não funciona para um monte de gente, mas para mim funciona, queria ter tido mais e mais filhos, mas minha geração fez tanta coisa antes que filho foi no gargalo enquanto dava e bem tarde, por isso estão iniciando a facul agora, ninguém tem neto, e muita gente nem filho tem. A lógica de uma vida como essa, de uma pessoa como eu é a do absurdo, lógico! mas eu tenho tanta coisa por realizar que vou adiante e quero da vida só TUDO sem ter que abrir mão de nada de preferência, dizem ser isso impossível, mas agora eu não acredito muito nisso, porque a freqüência já é outra e a força é tanto mais sutil do que era antigamente. A referência é interna, e com isso deito no sofá com os pés para cima em horas úteis porque o meu serviço não pára nunca, sei que coisa ruim e influencia nefasta só pega quando existe igual também dentro da gente, senão não reverbera, meio básico. RESOLVO as coisas em mim, no mundo e nos outros fica por conta deles, cada um que tire seu gancho para que ninguém pendure um pano de prato úmido e usado....assim a gente fica na gente mesma, pode brincar, pular, escrever, e até pirar mas sem perder o prumo, ignorando sumariamente o que não é, atenta para o valor intrínseco das coisas que não tá no óbvio. pelo amor de Deus, será que os poetas os bebês e as crianças sabem ver o que interessa em corpo e espírito?, o que está por tráz, por cima, dentro, nas entrelinhas e não ver o que parece, porque NÃO é o que parece ser, decididamente nunca é..!!. E ficamos inevitavelmente ora mal, ora bem, ora gritamos, ora cantamos, ...deve ser o mesmo vai e vem das ondas do mar, a tal harmonia oculta da natureza que tem que refinar o olhar, como se fosse para o olhar olhar, por exemplo, o vento ou o equilíbrio da natureza, que sem que você faça nada desmancha o que houver de inconsistente por si só e faz aparecer na tua cara a verdade, assim por milagre, e te faz sentir algo terno por ter trazido TUDO à tona, e de volta para o coração, sem muita explicação, porque


verdade milagre e amor não se explica e no limite mandam em tudo...



2 comentários:

A ESCOLA VAI AO TEATRO disse...

Querida....

Que lindo.Um retrato bem pintado , do que somos um pouco, todas nós.

beijos

A ESCOLA VAI AO TEATRO disse...

Querida....

Que lindo.Um retrato bem pintado , do que somos um pouco, todas nós.

beijos

Cris Prochaska